top of page

PRENDAS COM SENTIDO


(ARTIGO DE DEZEMBRO 2017)

Lembro-me de adorar o Natal, da sensação boa que tinha quando desejava Feliz Natal a pessoas que não conhecia de lado nenhum. Lembro-me de Natais sem conta a jogar Bingo com a minha avó, e minha mãe e tia e primos e irmãos, a 20 escudos o cartão, e da batota de uns ou de outros.

A memória seguinte é a de trocar a expressão Feliz Natal por Natal Feliz, a querer colocar a entoação na emoção. A começar a rejeitar o materialismo que passou a ter a época natalícia, mas a continuar a adorar a ideia da mesma.

Hoje, com filhas pequenas, esta reacção mantém-se, acentuou-se, acrescida pelo facto de ter esta sensação de que o tempo passa a correr, de que o Natal passa a correr, e que até ao momento em que ele "acontece", somos inundados pela pressão de comprar, e de que este momento "mágico" afinal é apenas isso, material. E no meio de todo este ruído ensurdecedor, deparo-me com o desafio enquanto mãe de querer criar uma experiência, uma memória do Natal às minhas filhas que não seja apenas de prendas sem fim debaixo duma árvore artificial adornada.

Mas apesar desta sensação, ADORO dar prendas, adoro ver sorrisos, surpresa estampada no rosto de quem a recebe, saber que acertei em cheio (sim, tem muito de egoísmo), que na prenda que dou está dedicação, tempo, carinho, em coerência com o que sentimos por aquele a quem a vamos dar.

E é mesmo de prendas que quero falar, de prendas com sentido, para o Natal ou para outro momento qualquer, que levem uma mensagem e provoquem uma emoção. Materiais, "físicas", em algum casos, mas com mais emoção à mistura.

Prendas que dizem: Experimenta

Uma aula de Yoga, um workshop de antiaging e antienvelhecimento (e não é que existe?) ou, num registo completamente diferente, de culinária vegetariana, asiática ou de probióticos, de fotografia ou costura, um curso de mindfullness, um tarde num campo de paintball, uma aula de cerâmica.

Uma inscrição no ginásio, um kit de iniciação a uma vida mais saudável (feito por si), um frasco com todos os ingredientes duma receita, pronta a confeccionar.

Uma máquina polaroid moderna ou uma lomo que lhe permite experimentar fotografias duma forma mais irreverente.

Pelo Porto, encontra workshops na https://www.clavelskitchen.com/, http://www.workshops-popup.com/ ou na http://workespacocriativo.pt/

Prendas que dizem: Lembras-te?

Uma revista do mês, ou semana do ano em que nasceu ou um objecto desse mesmo ano (Um vinil original dos Stones ou da Eurovisão) ou uma fotografia emoldurada encontrada numa gaveta escondida.

Um brinquedo ou um jogo de época, uma garrafa de vinho do ano de nascimento.

Prendas que dizem: Dou-te um momento só para ti!

Descobri nos livros de colorir para adulto uma forma de relaxar e de me focar mas também, em diferentes momentos, uma actividade que posso partilhar com as minhas filhas: ora pintamos juntas um destes desenhos, ora cada uma pinta o seu desenho. O livro "Alma Portuguesa" tem um conjunto de desenhos de vários ícones da nossa cultura, o que o torna particularmente bonito e o distingue doutros nesta temática! Encontra o livro aqui

Um cartão de amigo de Serralves (também existe em versão cartão familiar), a assinatura duma revista que diz "redescobre o prazer do papel vs a obsessão dos aparelhos electrónicos"

Prendas que dizem: Vamos Juntos?

Um bilhete duplo para um concerto (ou até como mote duma viagem?), bilhetes para uma peça de teatro, um passeio de balão, uma entrada para a Livraria Lello que diz "vamos descobrir a cidade?", ou um voucher duma companhia aérea.

Prendas para os mais pequeninos:

Uma ida ao Kidzania, bilhetes para o concerto do Panda e dos Caricas, uma ida ao Portugal dos Pequeninos, uma tarde no Playcenter para os miúdos saltarem sem parar nos vários insufláveis, uma viagem ao mundo de fantasia da Disney, uma ida ao Jardim Zoologico, o monopólio ou o jogo da gloria para jogarem em família

Espero ter ajudado a tornar a sua prenda mais emotiva!

Desejo-lhe um Natal cheio de sorrisos :-)

HIGHLIGHT

RECENT POSTS

ARCHIVE

TAGS

FOLLOW US

  • Pinterest - cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
bottom of page