top of page

DICA 28 (E ÚLTIMA): COMPROMETA-SE


Sinto alguma falta da minha pasta de dentes de supermercado que deixava a minha boca com um refrescante sabor a menta e a sensação de dentes lavados (achava eu). Ainda ando à turra com o shampoo sólido, e nuns dias o meu cabelo está óptimo, no outro dia mais ou menos e ainda não sei bem quando vai estabilizar. Tenho um balde que encho com água do chuveiro, mas que não embeleza propriamente a minha casa de banho. Zango-me com o meu marido por comprar um kit de viagem para as minhas filhas um dia depois de eu apregoar mais uma vez que embarcasse nesta viagem do desperdício zero comigo, e de forma pro-activa…

Mas todos os dias aprendo a ter mais com menos, a fazer mais com menos. Com menos coisas, menos químicos, menos apetrechos, menos plásticos, menos roupa, e o resultado é mais simplicidade.

E algures no pacífico existe uma grande ilha de lixo já maior que o território francês, vivo num país que vive em seca severa, e no qual ontem estavam 19 graus e um sol maravilhoso e hoje estão 4 graus e chove a potes (e ainda bem) e há uma cidade que conheço bem que vai ficar sem água no dia 12 de Abril. E quando tomo um café num copo descartável, sei de antemão que aquilo que eu usei para uma só golada, não vai desaparecer da face do planeta no mínimo por 400 anos. E sei, conheço países em que crianças como as minhas brincam (para não dizer vivem) em lixeiras a céu aberto.

As duas mãos pequeninas desta fotografia precisam dum exemplo, eu quero sê-lo, nesta e em tantas outras coisas, e precisam dum mundo melhor, e eu quero construir melhor, ser melhor, e quero deixar mais deixando menos, por elas, e por mim.

Ainda mal comecei, ainda tropeço muitas vezes (mais consciente de cada vez que o faço), tenho ainda muitos passos para dar, e recusas a fazer e posições a assumir

Mas acredito que esta escolha faz sentido. E por isso a abracei e assumi este compromisso. Pelas razões certas e sem fundamentalismos. E um a um, quero envolver os que me rodeiam.

Adorava ter a sua companhia nesta viagem. Vem daí?

HIGHLIGHT

RECENT POSTS

ARCHIVE

TAGS

FOLLOW US

  • Pinterest - cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
bottom of page