top of page

DICA 27: CONHEÇA AS 5 REGRAS DO DESPERDÍCIO ZERO

1. Recusar 2. Reduzir 3. Reutilizar 3. Reciclar 4. Compostar

RECUSE. Recuse a amostra daquele creme que lhe promete acabar com as rugas mas que na verdade não vai ter grande efeito, as miniaturas dum quarto de hotel, os cartões de visita de restaurantes cujo contacto encontra online ou aos quais nem sequer vai voltar, a pasta de dentes miniatura quando vai ao dentista, o saco de oferta da Corrida da Mulher ou do dia do pai repleta de folhetos pelos quais nem sequer vai passar os olhos, o cafezinho em copinho descartável, as canetas, lanyards, porta-chaves ou outro qualquer objecto promocional que em três tempos (para não dizer três dias ou minutos) vai à vida, o correio publicitário na sua caixa de correio, a miniatura de leite achocolatado sem lactose com palhinha que nunca vai beber, os pauzinhos que vêm com o take-away de sushi.

Estou certa que se lembra de muitas outras ofertas a que não consegue resistir, mas esta é a primeira regra do desperdício zero, recusar, recusar, de forma consciente, gerar lixo desnecessário e sem qualquer utilidade.

REDUZA. Se olha de forma isenta para a camisa às flores que já não usa há 4 anos, para as calças número 34 de quando andava na faculdade, para os brinquedos da sua filha com que ela já não brinca desde bebé (sim, aqueles que não vale a pena guardar até à idade adulta dela), para as suas 3 cochas de sopa, os 10 panos de cozinha e os seus 7 pares de pijamas, quantos destes objectos poderiam ter uma função muito mais útil na vida de outra pessoa?

REUTILIZE. Aquele ferro que se encontra avariado poderá ter a sua vida prolonganda se for reparado, em vez de partir já para a sua substituição. As folhas de papel com rabiscos de um lado não darão um óptimo caderno de rascunhos? Reutilize os sacos levando sempre consigo quando for às compras ou opte por guardanapos de pano foram criados a partir duma camisa que estava mesmo a dar as últimas ;-)

RECICLE. E quando nenhuma das regras acima encaixa, ou já se esgotaram, então sim, recicle! E então nesse caso opte por materiais que possam ser reciclados e cuja vida útil é muito superior, como vidro, metal ou cartão.

Lembre-se que cada vez que compra uma garrafa de água de plástico, bebe o seu sumo por uma palhinha ou almoça num prato descartável, esses objectos vão ficar por cá pelo menos uns bons 400 anos…

COMPOSTE. Pesquise qual o método de compostagem que mais se adequa à sua residência, dependendo se vive num apartamento apenas com varanda, ou numa casa com quintal…

Vale a pena pensar nisto não vale?

HIGHLIGHT

RECENT POSTS

ARCHIVE

TAGS

FOLLOW US

  • Pinterest - cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
bottom of page