top of page

DICA 17 – COMPRE SEM DESPERDÍCIO DO PRINCÍPIO AO FIM


Não há muitos, mas é fantástico ver lojas, cafés, projetos que contra todas as marés implementam o desperdício zero em toda a cadeia de valor, quais agulhas num palheiro.

Não apenas no produto que vendem, mas na forma como o fazem chegar até nós, nos produtos/fornecedores que escolhem, nas embalagens, na forma como se apresentam. E é tão inspirador, porque conseguir comprar, consumir sem plástico, é por si só uma aventura.

Aqui estão alguns dos locais que conheço (haverá outros, acredito), que seguem esta causa do princípio ao fim:

Cafés:

Berry (Porto): Foi aqui que vi pela primeira vez copos e palhas biodegradáveis (que nem sabia que existiam), e que experimentei, no Porto, alimentos sem açucares refinados por exemplo, que tão dificilmente encontro na cidade. A comida é boa, saudável, fresca e pouco processada, e a sua apresentação sem desperdícios.

Urbana: Na medida do que lhe é possível, o Café Urbana tenta implementar o mais possível o Desperdício Zero, também servindo alimentos/comida fresca, com os ingredientes do dia, e evitando ao máximo o desperdício.

Lojas:

Maria Granel (Lisboa): Pioneira nesta causa,

a Maria Granel trabalha junto dos seus fornecedores para manter a coerência desta causa em toda a sua cadeia de valor. E por isso é um player tão importante na difusão deste movimento em Portugal.

Grão e Granel: Nesta loja a granel de ingredientes secos, não há grande espaço para desperdícios. Pode levar as suas próprias embalagens para comprar os seus produtos e, se não o fizer, a loja providencia sacos de papel para esse efeito. Especiarias, chás, farinhas, arroz, cacau, café, tem mais de 80 produtos para a sua cozinha que lhe permitem dispensar produtos embalados.

www.mindthetrash.pt: Do principio ao fim esta loja online é coerente com a sua missão (a fotografia é duma compra feita por aqui). Esperemos que no futuro próximo disponibilizem mais produtos para venda!

www.sinplastico.com: Também aqui a coerência é grande, e a lista de produtos enorme. Este site vai ao pormenor, que adoro, de explicar em que material vem embalado o produto. A titulo de exemplo, sei que o desmaquilhante que comprei, feito em Espanha, é embalado num frasco de vidro reciclado com tampa metálica. Dada a variedade de produtos tem sido uma das minhas fontes de produtos sem desperdício.

HIGHLIGHT

RECENT POSTS

ARCHIVE

TAGS

FOLLOW US

  • Pinterest - cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
bottom of page