top of page

DICA 3 - DIGA NÃO ÀS PALHINHAS DESCARTÁVEIS


Diga NÃO às palhinhas descartáveis, e encoraje a sua família, amigos, café do costume, vizinhos, a fazê-lo. Atrevo-me (e não serei a única…) a chamar às palhinhas verdadeiras “pragas” das nossas praias e oceanos.

E não é que hoje, dia 3 de Fevereiro, é o dia Internacional de dizer não às PALHINHAS? E estará o leitor a pensar: há dias para tudo, não há?

Mas pense nisto: Deu uso a uma palhinha durante uns 10 minutos. Essa mesma palhinha, produzida a partir dum derivado do petróleo demorará SÉCULOS a desaparecer da face do planeta. Irá parar a um aterro sanitário, a uma incineradora, libertando substâncias tóxicas no solo ou/e atmosfera, ou ao mar, acabando por se deteriorar em pequenos fragmentos de plástico* que farão inevitavelmente parte da cadeia alimentar da vida marítima e, em última instância, da nossa… Não soa nada bem, pois não?

Apenas o desafio a dizer NÃO às palhinhas descartáveis. Tem hoje no mercado opções biodegradáveis e de longa duração. A minha, adoptada desde o primeiro dia pelas minhas filhas (que ouviam há já uns meses falar nos malefícios da versão em plástico), foram as de aço inoxidável, mas encontra também palhinhas em bambu ou em papel.

Para a área da restauração, encontra também palhinhas em materiais alternativos compostáveis ou mesmo comestíveis!

Encontra as várias opções mencionadas em qualquer uma das lojas mencionadas abaixo:

Lojas Físicas:

Maçarico – Porto (Nesta loja em particular encontrar umas com bonequinhos diferentes)

BioBrassica – Braga

Maria Granel - Lisboa

Lojas online:

Mind the Trash

Sin plastico

Estas duas lojas têm como parte da sua missão o combate ao desperdício, pelo que mesmo no envio por correio têm a preocupação de reduzir ao mínimo a presença de plástico na encomenda.

Para a área da restauração:

http://www.triponto.pt/web/

http://www.monouso.pt/

http://wearesorbos.com/

E lembre-se, se comprar as palhinhas numa loja perto de si, está a diminuir a sua Pegada Ecológica ;-)

*Fontes:

http://www.worldwatch.org/

HIGHLIGHT

RECENT POSTS

ARCHIVE

TAGS

FOLLOW US

  • Pinterest - cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
bottom of page