top of page

DICA 9 - USE LENÇOS DE PANO, À MODA ANTIGA


O percurso rumo ao Desperdício Zero não se limita apenas à redução do plástico, mas sim à diminuição do lixo que produzimos duma forma geral.

E embora o plástico seja o material que mais conta tomou das nossas vidas e o que mais impacto tem no planeta, sendo por isso aquele que mais tento (e quem abraça esta “causa”) reduzir, algumas das sugestões que lhe vou deixando aqui também dizem respeito a outros materiais que geram… desperdício!

E por isso a sugestão de hoje é ainda mais abrangente! Porque não voltar a usar lenços de pano, à moda antiga. Poupa papel, dos lenços em si, e plástico, no caso de costumar andar com lenços de papel embalados na carteira ou te-los sempre à mão.

Se não os tiver, reutilize, por exemplo um lençol antigo que esteja roto ou demasiado gasto ou até uma camisa velha, para fazer pequenos quadrados que podem ter utilizações únicas (ou não, dependendo do quão congestionado está), ou mais que uma.

Dir-me-á o leitor que esta proposta gasta demasiada água, mas pense no espaço que uns 5 lenços ocupam no volume duma máquina de lavar: por acaso vai ter de fazer uma máquina propositadamente? Provavelmente não, ficando a questão respondida por si ;-).

Cá por casa usei um lençol de criança e coloquei os lencinhos num frasco na casa de banho para as minhas filhas tirarem à medida que necessitam.

No caso de estar constipada, e necessitar de usar lenços constantemente, a solução mais sustentável, parece-me, são as embalagens de “kleenex” do Jumbo produzidas em cartão reciclado sem qualquer plástico.

Tags:

HIGHLIGHT

RECENT POSTS

ARCHIVE

TAGS

FOLLOW US

  • Pinterest - cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
bottom of page