top of page

DICA 1 - SUBSTITUA O SABONETE LIQUIDO POR SÓLIDO


Substitua o seu sabonete liquido por sólido. Mas não se limite a troca-lo por um qualquer, já que uma boa parte dos sabonetes que encontra no mercado são produzidos com óleo de palma, um dos ingredientes mais nocivos para o planeta.

A oferta de bons produtos, até mesmo nas grandes superfícies, é imensa, encontrando sabonetes biológicos, com um número mínimo de ingredientes e de origem vegetal, aos mais variados preços, muitos deles de origem nacional e embalados sem plástico. Encontra-os hidratantes, aromáticos, regeneradores, e tão “ricos” como aqueles que encontraria em formato liquido.

Pode mesmo fazer o seu próprio sabonete em casa, tendo como ponto de partida produtos facilmente acessíveis, como azeite, óleo de coco ou de rícino. Encontra aqui ou aqui, por exemplo, os ingredientes necessários para dar início a esta aventura (embora muitos deles sejam embalados em plástico).

Eu ainda estou a começar e para já estou a utilizar dois “clássicos”, um Sabão de Marselha e um de Leite de Burra (que tinha ainda por estrear).

Deixo-lhe várias sugestões de lojas, ora físicas (no Norte do País, e aquelas que conheço pessoalmente) ora online, onde encontra inúmeros produtos que têm em atenção não apenas a selecção dos ingredientes, mas também o o invólucro em que os mesmos são vendidos.

Lojas Físicas:

Arte Sana – Porto

Vegana by Tentugal – Porto

IdealBio – Porto

Maçarico - Porto

El Corte Inglés – Porto, Lisboa e Braga

Jumbo – Ainda não explorei devidamente, mas é dos supermercados com melhor oferta a nível de produtos biológicos.

Celeiro (Centros Comerciais ou loja online)

Hibiscus – Braga

BioBrassica - Braga

Lojas online:

Grão de Terra

Miristica

Saponina

Sente Senas

Planetiers

Sin plastico

E lembre-se, se comprar o seu sabonete num mercado local, produzido com um número reduzido de ingredientes locais, está também a reduzir a sua pegada ecológica ;-)

HIGHLIGHT

RECENT POSTS

ARCHIVE

TAGS

FOLLOW US

  • Pinterest - cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo
bottom of page