PRENDAS.

December 10, 2018

Tenho andado a pensar no Natal… sim, eu sei, começar um artigo com esta frase não é promissor… mas deixem-me partilhar o que me vai na alma…

 

Tenho duas filhas pequeninas, obcecadas por prendas (o ano todo…), que inventam membros da família que lhes poderão dar prendas, não porque querem muito isto ou aquilo, apenas porque querem prendas, muitas prendas!

 

E depois estou eu, na antítese disto tudo, a reduzir o que tenho, a comprar com consciência e a “sair” de um período de “reabilitação” pós era consumista, por outras palavras, a habituar-me a esta nova forma de estar, não consumista, e a desejar tanto incutir nelas um espírito menos material. E a colocar música natalícia e a comer pizza enquanto fazemos a árvore em família, qual cena de filme lamechas. E quase a ter “reacções alérgicas” ao consumismo exacerbado que se vive hoje, ao Natal que quase começa em Outubro e aos anúncios que tentam confundir espírito de compras com espírito festivo.

 

Mas eu adoro dar. E sim, adoro dar prendas!! E para fundamentalista já basto eu. E por isso decidi que tenho de encontrar o equilíbrio entre estes dois mundos que coabito, para viver esta época de forma tranquila, como ela merece ser vivida.

 

Desabafo feito, este artigo é sobre dar. Prendas. Mas naturalmente, sempre com a minimização do impacto ambiental (e social) subjacente. E aqui ficam algumas ideias soltas sobre o que deixar debaixo da árvore para aqueles que fazem parte do seu mundo: 

  1. Ofereça experiências, e há tantas, para todos os gostos:

  • Bilhetes (digital…) para um concerto, para um jogo desportivo ou para um festival (NOS Alive, Primavera, ou um completamente experiencial e ecológico, como o Boom Festival).

  • Um Workshop de Yoga, cozinha vegetariana ou Paleo, Probióticos, Jardinagem, cosmética caseira, astrologia, fotografia. Uma aula de samba, de Pole Dance, de BioDanza, Mindfullness, pintura, escultura ou capoeira.

  • Uma inscrição num ginásio.

  • Um bilhete simbólico para os Passadiços do Paiva ou para o Convento de Mafra, o Palácio Nacional da Ajuda, Mosteiro da Batalha ou para a Torre dos Clérigos; uma viagem organizada aos Caminhos de Santiago, uma playlist (para não dizer um CD…) com músicas do “tempo” de quem vai receber.

  1. Em nome da pessoa que quer presentear, ofereça o apadrinhamento da educação de uma criança ou de um animal do Jardim Zoológico.

  2. Um livro comprado num alfarrabista, no OLX ou um audiobook.

  3. Um kit de especiarias comprados a granel ou de farinhas “alternativas”, como de arroz, aveia, etc…, tudo oferecido em frasquinhos aí de casa (Consulte aqui uma loja de produtos a Granel na sua área de residência)

  4. Uma velharia duma loja em 2ª mão, duma loja de velharias ou de um antiquário. Não faltam mercados de Velharias de fim de semana e lojas encantadoras para se perder.

     

     

  5. Uma vela ecológica, e numa embalagem sustentável, mas sem comprometer o aroma que pode encontrar aqui ou aqui.

  6. Uma garrafa de água reutilizável. Seja em Aço inoxidável, alumínio, em plástico (sem BPA’s, naturalmente…), mais “clean,”, com diferentes padrões, encontra para todos os gostos e feitios.

  7. Uma peça de joalharia Vintage, comprada numa loja de segunda mão.

  8. Um Kit de beleza natural (ou alguns produtos): Um desodorizante, um sabonete natural, um óleo corporal (ou um shampoo biológico). Encontra produtos maravilhosos aqui.

  9. Um escova de dentes de Bamboo + 1 Elixir Bocal + 1 pasta de dentes natural, tudo nacional! Pode encontrar aqui ou aqui.

  10. Um amplificador de som para o telemóvel, artesanal, com uma história linda para contar. Encontra-o aqui.

     

     

     

  11. Produtos feitos por si (Granola, compota, bolachas…).

  12. A assinatura digital de um jornal ou de uma revista.

  13. Uma planta, como uma Aloe Vera, uma Bonsai ou sementes.

  14. Um Kit de produção que transforma borra de café e cartão em Cogumelos daqui (não me perguntem como…)!

  15. Um saco reutilizável (de algodão biológico) com uma frase gira.

  16. Uma App ou um conjunto de apps.

  17. Um Kit de Take away: marmita + uma palhinha metálica + um porta-talheres feito com desperdício de tecidos ou bolsinha para snacks. Ou se o Faça Você Mesmo não for o seu género, compre aqui um porta-talheres, lindo e que ainda por cima com um projecto solidário na génese.

     

     

  18. Brinquedos de madeira (ou então procure no OLX um que tenha sido pedido aí em casa…)

  19. Uma lâmina de barbear à moda antiga.

  20. Uma YogurtNest, para recomeçar a fazer iogurtes caseiros aí em casa.

  21. Uma peça de uma marca sustentável, seja de decoração, como uma peça de Cerâmica da Jinja, uma peça de roupa da NAZ.

Algumas lojas onde encontram prendas sustentáveis:

https://planetiers.com/collections

http://www.maenatureza.pt/loja/

https://mindthetrash.pt/

https://sapatoverde.pt

https://www.facebook.com/saponinasoapsfromnature/

https://www.thegreatestcandle.com/product-category/velas/

https://www.ecologicalkids.pt

https://www.fluffyorganicandeco.pt

 

P.S. Como prenda de Natal vou receber os sorrisos que vou ver em cada prenda

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

HIGHLIGHT

A VIDA MAIS LEVE, EM 10 ACTOS

17/09/2019

1/7
Please reload

RECENT POSTS

30/08/2019

30/05/2019

21/03/2019

12/03/2019

26/02/2019

24/02/2019

02/01/2019

Please reload

ARCHIVE