DICA 25 - ASSOCIE-SE A PROJECTOS QUE ABRACEM ESTA CAUSA


Falei-vos anteriormente de locais onde pode comprar/consumir e em simultâneo alimentar esta causa.

Agora falo-vos projectos, organizações ou grupos que têm por missão o combate ao desperdício, de alguma forma ou de outra. Aproveito ainda para repetir um ou outro que embora tenham loja associada, a missão de combater o desperdício está na génese do negócio:

REFOOD

Comecei a ser voluntária nesta organização nascida em Portugal um antes de abraçar esta causa, exactamente porque achava que a mesma fazia todo o sentido.

A missão da Refood, que nasceu em 2010, é combater o desperdício alimentar. Como funciona? A equipa de voluntários (e apenas voluntários) da organização vai diariamente buscar restos de comida, ou seja, excessos, a restaurantes parceiros, essa comida é dividida, separada e assemblada num centro REFOOD e posteriormente levantada pelos beneficiários da instituição, pessoas ou famílias previamente identificadas pela junta de freguesia local como suscetíveis de serem apoiadas por este projecto.

A REFOOD beneficia várias famílias a alimentarem-se, mas ajuda também inúmeros restaurantes a não desperdiçarem comida em perfeitas condições.

DESPERDÍCIO ZERO PORTUGAL

Este movimento, liderado pela Ana Milhazes Martins, tem por missão fazer o mínimo de lixo possível diariamente e partilhar os desafios que enfrentamos.

Começou por ser uma página com partilha de dicas sustentáveis e de apoio a quem está a começar, mas hoje é mais do que uma comunidade, organizando eventos sustentáveis, participando em limpezas de praias, palestras e fazendo workshops sobre estas temáticas.

Criou a primeira comunidade de zero wasters em Portugal, o grupo de facebook Lixo Zero Portugal https://www.facebook.com/zerowasteportugal, que serve essencialmente o seguinte propósito: não nos sentirmos sós nesta caminhada que nem sempre é fácil.

E é exactamente neste grupo que “bebo” diariamente informação, dicas, notícias novas sobre esta causa do Desperdício Zero!

Se quiser ser voluntário REFOOD, consulte o site para localizar o centro mais perto da sua residência e averiguar quais as necessidades existentes.

FRUTA FEIA

Cerca de 30% da fruta e legumes produzidos em Portugal não seguem a normal cadeia alimentar exatamente por não serem consideradas normalizadas, por outras palavras, por não terem o tamanho e aparência considerada standard.

O que a Fruta Feia faz é exctamente evitar que mais duma tonelada de frutas e legumes em perfeitas condições de serem ingeridos tenham como destino o lixo, e vende-as directamente ao consumidor em centros espalhados em todos o país.

Saiba mais sobre a localização e forma de funcionamento da Fruta Feira em http://frutafeia.pt/pt/projecto

STRAW PATROL

MARIA GRANEL

Seria injusto reduzir a Maria Granel a uma loja de produtos a granel. Este sítio é muito mais, e tem sido crucial na divulgação e consolidação deste movimento em Portugal.

HIGHLIGHT

RECENT POSTS

ARCHIVE

TAGS

FOLLOW US

  • Pinterest - cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - cinza Círculo

©2018 por martapelomundo.