DICA 22 - NÃO DESPERDICE ÁGUA
Água é vida. Quer isto dizer que a Cidade do Cabo está condenada à morte.
Dia 12 de Abril. Day Zero, como lhe estão a chamar. É o dia previsto para esta cidade na África do Sul ficar sem água, ou seja, morrer!
Enquanto escrevo este texto, o habitante (ou turista) desta cidade não pode gastar mais que 50 litros de água por dia, o equivalente a puxar o autoclismo 5 vezes, face à política de restrição de consumo implementada para tentar equilibrar este desastre eminente. Houve sensibilização sim, mas não foi suficiente.
Sem água.
Acho que ainda não tenho consciência deste perigo. E sim, ouvi que estávamos (estivemos) em seca em 92% do território nacional, ouvi as campanhas de sensibilização, que localidades como Viseu tiveram que ser abastecidas de água através de camiões cisterna. Mas acho que mesmo assim ainda não tenho a devida, urgente consciência de que este perigo existe.
Assustador, não é? Assusta-me o que se está a passar na África do Sul (já que o problema se está a arrastar a outras regiões) e assusta-me a minha falta de consciência para este tema :-|.
E por isso esta dica é tão pertinente, porque no consumo individual há uma série de pequenas medidas que podemos tomar para não desperdiçar este bem precioso:
- Coma menos carne (sim, é mesmo verdade, a água consumida na sua produção é bem mais impactante na utilização de recursos que o consumo individual)
- Limite o tempo do seu chuveiro e da sua família.
- Desligue a torneira enquanto se ensaboa
- Apenas utilize a máquina de lavar na capacidade total. A redução do número de lavagens pode economizar uma grande quantidade de água
- Deixe cair num balde a água que está a aquecer para o chuveiro e utilize-a para o autoclismo ou para regar plantas.
- Se tiver a opção, use a meia-descarga no autoclismo, sempre que apropriado. Assim pode poupar cerca de 8 litros por descarga.
- Encha a pia com água para colocar a loiça suja em vez a escorrer/limpar com a torneira ligada
- Não use a máquina de lavar a loiça com poucas peças. Cada ciclo de lavagem evitado representa uma economia que pode chegar aos 50 litros.
- Lave frutas e legumes numa bacia com água ou na banca cheia até metade, em vez de sob a torneira.
Vamos pôr em prática?