DICA 6 - COMPRE A GRANEL

February 6, 2018

Meses antes de decidir abraçar este desafio, estilo de vida, ou o que quer que lhe queiramos chamar, já tinha começado a comprar a granel.

 

Há já muito que comprava alimentos biológicos e, quando comecei a ir ao IdealBio, o meu supermercado biológico “do costume”, deparei-me com os secos a granel e com a evidência de que o preço destes (arroz, sementes, açúcar de coco, etc…) era claramente mais baixo ao peso do que na sua versão embalada. E assim comecei.

 

A certo momento, e não tenho bem presente o porquê, comecei a reutilizar os meus frascos de vidro para armazenar/comprar todos estes alimentos.

 

E eventualmente e quase que naturalmente, comecei a eliminar plásticos de forma consciente. Aliás, tornou-se um acto em consciência.

 

Quer isto dizer que para além da questão que me leva a escrever esta dica, evitar a produção de lixo que vai continuar a existir por muito mais décadas que… nós, o preço destes alimentos é bem mais em conta a granel, principalmente se usar a versão biológica dos mesmos. E este argumento tem peso no orçamento de qualquer família!

 

Hoje, com excepção da massa (que ainda não encontrei em versão granel com a qualidade que me agrada e ainda não a comecei a fazer em casa…) e de mais um ou outro produto, até no talho uso esta opção: levo os meus próprios recipientes e é lá que é colocada a minha encomenda, não em sacos cujo destino seria qualquer aterro sanitário.

 

E por isso, caro leitor, se é consumidor de superalimentos, e sementes mágicas (eu também sou ;-)) e outros tantos ingredientes biológicos, porque se preocupa com a qualidade do que ingere, em sentir-se melhor por dentro, porque procura o equilibrio, desafio-o a olhar, a pensar, a preocupar-se em contribuir também para a sustentabilidade do habitat em que vive.

 

Faz sentido?

 

Pode comprar alimentos secos a granel (já que frescos pode encontra-los mais facilmente) nos mais variados sítios:

 

No Porto, compro a granel (biológico) no IdealBio (principalmente, até porque é bem mais em conta) e no Grão e Granel (especiarias, chás e outros produtos que não encontro no IdealBio). Entretanto abriu o Maçarico, com uma escolha boa de produtos.

 

O El Corte Inglês/SuperCor tem também uma selecção de ingredientes biológicos a peso mas o preço é superior.

 

O Jumbo tem uma secção só de produtos a granel mas não biológicos. E já pode levar os seus sacos de tecido ou(já que o que eles providenciam é saco de plástico). Não sei se é possível levar os seus frascos.

 

Em Braga gosto muito da Hibiscus, que tem uma selecção grande de produtos. Tem também o BioBrassica.

 

Em Lisboa, loja pioneira e crucial na luta pelo Desperdício Zero é a Maria Granel.

 

E é isto! Vai levar os frascos vazios que tem aí em casa para a sua próxima compra?

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

HIGHLIGHT

A VIDA MAIS LEVE, EM 10 ACTOS

17/09/2019

1/7
Please reload

RECENT POSTS

27/12/2019

30/08/2019

30/05/2019

21/03/2019